Coagulantes Orgânicos são substâncias químicas compostas por moléculas orgânicas e com caráter fortemente catiônico. Seu objetivo principal é desestabilizar o sistema coloidal formado no efluente para que seja iniciado o processo de clarificação da água.
Embalagens para fornecimento: IBC 1.100 kg e Granel.
Substâncias orgânicas tem uma estrutura molecular distribuída de maneira diferente das substâncias inorgânicas.
Por sua maior complexidade estrutural, possuem uma capacidade maior de agregação dos coloides, chegando a atingir pontos que coagulantes inorgânicos não conseguem atingir.
A seguir, a molécula de um Polidadmac, coagulante orgânico.
Quando íons ou moléculas se aproximam, sempre ocorrerá algum fenômeno. Ou existirá a interação ou a reação. No caso dos coloides, o que acontece é a interação, mais especificamente a interação intermolecular, que é quando as moléculas se atraem ou se repelem.
As energias que envolvem as interações são muito menores que as que envolvem reações, já que não existe quebra de ligações químicas e nem formação de novas. Os coloides são carregados eletricamente e ao redor de suas cargas se há a formação de um campo elétrico onde uma partícula interage com a outra através da intensidade deste campo.
Também estão envolvidas as forças de Van der Waals, que desempenham um papel importante em todos os fenômenos intermoleculares. Estes dois tipos de forças são peças chaves para o comportamento de uma solução coloidal.
Os coloides presentes nos efluentes em sua maioria são carregadas negativamente, e é devido às forças de repulsão que as partículas permanecem em suspensão e não conseguem sedimentar.
O coagulante, de caráter catiônico, entra no sistema e, através de reações químicas, desestabiliza os coloides que a partir daí, conseguem se aglomerar e formar coágulos, partículas maiores que já conseguem decantar.
Para que haja eficiência é imprescindível agitação vigorosa e eficiente.
As moléculas orgânicas que compõe os Coagulantes Orgânicos Matryx agregam algumas características diferentes nos tratamentos de efluentes em que atuam: