Atualmente, o Brasil produz cerca de 10 milhões de toneladas de carne bovina, sendo que em torno de 20% são negociadas para exportação, que cresceu cerca de 135% na última década (ABIEC, 2019).
Na avicultura, são exportadas quase 4 milhões de toneladas de carne de frango por ano para mais de 150 mercados. Nas granjas brasileiras, a excelência tecnológica em genética, manejo e ambiência garantiram saltos produtivos que colocaram o país como terceiro maior produtor mundial, com mais de 12 milhões de toneladas anuais de carne de frango. A avicultura reúne mais de 3,5 milhões de trabalhadores, com cerca de 350 mil deles trabalhando diretamente nas plantas frigoríficas e mais de 130 mil famílias proprietárias de pequenos aviários, que trabalham no campo (ABPA, 2019).
Os abatedouros de carne bovina, suína e de aves utilizam quantidades consideráveis de água ao longo de seus processos produtivos. Este efluente possui caracteristicamente grandes quantidades de sólidos em suspensão e uma DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) alta, o que torna necessário cuidados especiais nas estações de tratamento de efluentes dos mesmos.
Os coagulantes são utilizados nas estações no tratamento primário e biológico. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, no tratamento primário atuando nos tanques de floculação, assim como auxiliares no tratamento biológico em alguns casos. Por fim, atuam também no deságue e adensamento do lodo. A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.
Os nutrientes podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas. São produtos biodegradáveis, não tóxicos e de fácil manipulação.
Os carvões ativados podem ser utilizados no tratamento primário ou então, no tratamento secundário.