A indústria do couro atua fortemente no mercado brasileiro, sendo parte fundamental para o desenvolvimento equilibrado da economia no país.
Possuidor do maior rebanho bovino comercial do mundo e exportando para mais de 80 países, o setor no país emprega todos os anos mais de 40 mil trabalhadores (DADOS CICB, 2019).
O uso intenso da água pelo setor coureiro é parte inerente ao processo produtivo, e a preocupação com o desenvolvimento sustentável e a necessidade de manter o meio ambiente saudável para as futuras gerações move, todos os dias, força de trabalho intensa focada neste objetivo.
O tratamento dos efluentes líquidos gerados é de tamanha importância que se torna parte tão importante quanto a própria produção do couro. É a geração de valor com responsabilidade.
Os coagulantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, na parte inicial do tratamento, nos tanques onde ocorre a coagulação. Também, podem ser utilizados no tratamento biológico. A Matryx trabalha para fornecer produtos que possam atender aos mais variados tipos de tratamento.
A linha de coagulantes especiais Ecofloc e também a linha dos coagulantes orgânicos traz produtos desenvolvidos especialmente para os curtumes.
Os floculantes podem ser utilizados nas estações de tratamento de efluentes, na parte inicial após o coagulante. Também, podem ser utilizados no tratamento biológico e por fim, no deságue e adensamento do lodo.A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.
- Antiespumante a base de silicone para espumas medianas, com ótima
eficiência inicial e final: DPE 510, DF 63, entre outros;
- Antiespumante a base de silicone para espumas mais severas e persistentes, com ótima eficiência inicial e final: Defoman EBS, DPE 510 EBS, entre outros;
- Antiespumante a base de água, para locais onde seja necessário a diminuição de resíduos gerados pela eliminação da espuma, destaque para a capacidade de evitar que nova espuma se forme: DF MPA, entre outros.
- Antiespumante a base óleo para espumas que se formam em grande
quantidade e rapidamente, com ótima eficiência inicial e final: DPE 510 O.
Os removedores de cor Matryx tem sua aplicação na parte inicial do tratamento, após a adição do coagulante e antes da adição do floculante.
Os nutrientes podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas.
São produtos biodegradáveis e de fácil manipulação.
Os carvões ativados podem ser utilizados no tratamento primário ou então, no tratamento secundário.