A indústria química é considerada estratégica não apenas por sua capacidade de gerar trabalho e renda, mas também, por sua contribuição às demais atividades econômicas e ao consumo humano. O Brasil encontra-se entre os 10 maiores fabricantes de produtos químicos do mundo, sendo uma estimativa de faturamento líquido do setor no ano de 2017 o valor de 119,6 bilhões de dólares (ABIQUIM).
São inúmeros processos produtivos diferentes, que geram efluentes específicos e com características distintas. Além de produtos para o tratamento destes efluente líquidos, a Matryx também oferece matérias-primas de uso do setor.
Os coagulantes são utilizados nas estações no tratamento primário, secundário ou terciário. A Matryx trabalha com produtos especiais para as indústrias químicas terem efetiva eficiência em seus tratamentos de efluentes:
A Matryx possui uma extensa linha de floculantes, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Todos os antiespumantes Matryx podem ser utilizados em qualquer parte do tratamento de efluentes que exista a formação de espuma, sem nenhum tipo de restrição. Também, podem ser utilizados dentro dos processos produtivos onde exista a formação de espuma indesejada.
Os removedores de cor Matryx tem sua aplicação na parte inicial do tratamento, após a adição do coagulante e antes da adição do floculante.
Os nutrientes podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas. São produtos biodegradáveis, sem nenhuma toxicidade e de fácil manipulação.
A Matryx trabalha com algumas matérias primas que podem ser utilizadas em um número considerável de indústrias químicas.