O setor do papel e celulose está presente em 540 municípios do Brasil, gerando 128 mil empregos diretos e 640 mil empregos indiretos. A indústria de celulose brasileira é a 4ª maior do mundo, enquanto a indústria de papel ocupa a 9ª posição. A área florestal preservada pelas empresas que atuam neste segmento industrial é de 2,9 milhões de hectares sendo 2,2 bilhões para uso industrial (ABTCP, 2019).
Sendo um setor que usa intensamente os recursos hídricos, também é um setor preocupado com seus efluentes gerados, sendo parte inerente e não menos importante do que seus processos produtivos.
A Matryx possui uma extensa linha de floculantes para serem utilizados nas estações de tratamento, com os mais variados tipos de carga e pesos moleculares.
Os antiespumantes Matryx podem ser utilizados nos equalizadores, tanques pulmão, lagoas biológicas, no ponto de lançamento do efluente ou em qualquer etapa em que exista a formação de espuma. A linha de antiespumantes da Matryx conta com produtos variados para espumas leves até as mais severas.
Os nutrientes podem ser utilizados no tratamento biológico, diretamente nas lagoas. São produtos biodegradáveis, que não possuem toxicidade e são de fácil manipulação.